© 2018 Daniela Caburro

  • Facebook Clean
  • Canal YouTube

 DEPOIMENTO  

Meu nome é Daniela Caburro. Nasci em 10/06/1971, na cidade de São Carlos - SP , Brasil. 
Nasci uma criança saudável. Aoss oito meses de vida, tive uma febre muito alta, causada pela Poliomielite (paralisia infantil), eu tinha tomado as vacinas, que me deixou tetraplégica.
Com o decorrer dos anos, meus pais, com muita fé em Deus, fizeram com que minha vida fosse feliz e livre de preconceitos, e cheia de sonhos...


Um deles era o de estudar junto com meus irmãos, em uma escola normal. Como, na época (1983) as pessoas não tinham muito conhecimento sobre a capacidade da pessoa com deficiência, esse sonho prolongou-se ainda mais... Foi então que conheci alguns professores da UFSCar. Através da Profª Maria da Piedade Resende da Costa, do Profº Rui Toledo Gonçalves e Profª Rosangela P. Gosta, fiz fisioterapias, terapias ocupacionais e aprendi a ler e a escrever e, com o apoio deles, consegui  ir á escola como toda criança.
Estudei até a 5ª série (não concluída) na escola EEPG Prof. Antonio Militão de Lima, pois tinha dores terríveis por ficar muito tempo sentada na mesma posição (durante as aulas). Nunca me conformei por ter parado de estudar; então, retomei os estudos através do ensino a distância (telecurso). Conclui o ensino médio.
Agradeço o carinho de todos os alunos, profissionais, em especial aos Professores, da escola e da unidade 407 do SESI São Carlos SP.


Outro grande sonho meu é a Arte: pintar quadros e, por meio deles, pôr para fora o que tenho de mais bonito dentro da minha cabeça e da minha alma.
Sendo eu de família humilde, esse sonho nunca esteve em meu alcance, mesmo quando tínhamos meu pai conosco. Depois que ele faleceu, tudo ficou bem mais difícil.
Mas, como Nosso Senhor Jesus Cristo sempre está do nosso lado, colocando pessoas maravilhosas no nosso caminho, consegui, através dos amigos da ADESC (associação dos deficientes de São Carlos), José Paulo Gomes e Rogério, conhecer a professora de Artes Plásticas Mara Toledo, e seu marido Bráulio, que, confiando em mim e não vendo minha deficiência, começou a dar-me aulas de pintura gratuitamente. Desde novembro de 1995 até hoje, Mara é minha professora e amiga.
Na época, foi Mara e tia Luci que conseguiram o transporte, kombi, para eu ir até o ateliê. Os voluntários, Sr. Francisco Baffa (à esquerda), Sr. Geraldo Martins (à direita), Sr. Carmo e Sr. José, da Sociedade Pão dos Pobres me levavam uma vês por semana as aulas.
Estar pintando e vendendo meus trabalhos faz com que eu me sinta útil - e muito feliz!


Quando comecei a pintar, não usava o dispositivo (aparelho) oral que uso hoje. Na época, Drª Fernanda D. Salomão,hoje amiga, fazia o curso no mesmo horário, vendo minha dificuldade em segurar o pincel entre os dentes - que estavam ficando todos tortos - e a posição incorreta do pescoço, que me estava causando muitas dores (mal sabia ela, que meu céu da boca vivia machucado). Ela criou e deu-me de presente o dispositivo...Foi maravilhoso! Hoje, tenho prazer em pintar! E o melhor...Sem nenhuma dor!!!


Através de minha amiga Elisa Ferreira de Assis e de patrocinadores consegui, por alguns anos, reproduzir meus trabalhos em cartões. Dessa forma divulgava meus trabalhos.

Através de Elisa, Nivaldo e Pedro, consegui meu primeiro computador!


Tenho uma família maravilhosa. Minha mãe, Maria de Lourdes Zambon Caburro - que me acompanha sempre, é meu "Anjo protetor"; meu pai, Florisvaldo Caburro (falecido); dois irmãos, Denilse e Daniel (falecido) e três sobrinhos, Daniel Jr. , Vitor e Lorena. Tenho, também, tios, tias, primos,os quais amo muito.


Por um dos meus tios, Mario Zambon, tenho um grande carinho. É ele que faz as adaptações de que necessito (cavalete, cadeira de rodas, rampas, etc...) e sai fotografando as belíssimas paisagens dos arredores de São Carlos, que me trazem maravilhosas inspirações.


Expor meus trabalhos na Internet vem dando me a oportunidade de divulgá-los. Essa oportunidade foi dada pelos amigos Jorge Luiz Paes e Alexandre Malkes (webmaster). Em 2001, Jorge presenteou me com a primeira versão do site...Em 2007 o amigo Malkes deu me de a nova versão do site, a hospedagem e um curso (webdesigner).
Em 2009, Malkes esteve em São Carlos para dar me um treinamento de web. 


Hoje sou integrante da Associação dos Pintores com a Boca e com os Pés com sede na Suíça. Conheci a APBP através de uma amiga, também artista e com deficiência, Rose Mary Orth.
A APBP nos da um apoio muito grande, nos proporcionando bolsas de estudos para que possamos estudar e aperfeiçoar nossa arte. Tenho trabalhos, Menina Colhendo Flores , Sagrada Família , Vela Acesa e Ciranda , reproduzidos (cartões e calendários) pela associação no Brasil e no exterior .


No dia 13/06/2008, recebi uma grande homenagem da minha cidade. Por iniciativa do vereador Roberto Mori Roda e de Braúlio Ferreira recebi o título de Cidadã Benemérita de São Carlos-SP. Na Sessão Solene, pude compartilhar esse momento com meus familiares e amigos. Foi emocionante!


Em 2011 foi lançado o livro Menina de Arte escrito jornalista Hebe Rios

Através do dele tenho a oportunidade de compartilhar minha história de vida e agradecer a Deus e a todas as pessoas que estão a minha volta!

Logo após o lançamento, recebemos um convite do diretor e ator de teatro Laerte Asnis. Laerte montou uma peça teatral baseada no livro, a qual me convidou e ensinou para eu participar atuando em palco.

A peça Menina de Are foi apresentada em várias cidades.


Sou muito Feliz e grata a Deus por todos esses acontecimentos!